top of page

Óleo vegetal usado, como descartar?

Em grande parte dos pratos preparados numa cozinha utiliza-se óleo vegetal e para as frituras ele é especialmente utilizado porque os pratos dependem desse ingrediente. Tanto em residências como em bares, restaurantes e lanchonetes, o problema maior está em como descartar o óleo corretamente, afinal, seu descarte indevido pode acarretar danos para o meio ambiente e até mesmo para a estrutura urbana.

O descarte indevido de óleo vegetal

Quando o óleo vegetal é descartado indevidamente em pias, ralos, na terra ou então como lixo comum, ele pode contaminar o meio ambiente devido as suas propriedades. Quando descartado na rede de esgoto acumula-se na tubulação e atrai pragas, além de causar o entupimento dessa tubulação, sendo que a manutenção utiliza produtos químicos poluentes.

Isso quando existe a coleta de esgoto, porque se a região não for atendida pela coleta de esgoto então o óleo descartado vai diretamente para a água ou solo, quando utiliza-se fossa séptica.

descartar óleo de fritura

Quando descartado como lixo comum, o óleo vegetal vai parar em aterros sanitários e em lixões, em ambas hipóteses o óleo contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos, causando danos para a natureza que ameaçam tanto as espécies da flora e da fauna como o próprio ser humano.

Então, como descartar o óleo vegetal usado?

O óleo vegetal usado pode ser reciclado, mas para isso é preciso que as pessoas façam a sua coleta adequada. Depois de utilizar o óleo vegetal espere que ele esfrie e guarde-o em garrafas pet fazendo sua estocagem longe do alcance de crianças, animais domésticos e em locais onde possa estar expostos ao calor, assim como deve fechar muito bem a garrafa para evitar vazamentos.

Despois, leve o óleo para um posto de coleta voluntária ou então em ONGs. Informe-se sobre os postos de coleta em sua cidade e leve esse óleo para lá, a fim de que seja encaminhado para fabricação de novos produtos. Dessa maneira você ajuda a proteger o meio ambiente e ainda contribui para a economia de recursos.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page