top of page

Não reutilize o óleo de cozinha, recicle!

Um ingrediente que não pode faltar em nenhuma cozinha é o óleo vegetal, utilizado para frituras, para refogados, para untar utensílios, para conservas, entre outros mais. O óleo vegetal mais comumente usado na cozinha é o de soja, porém, ainda existem os óleos de canola, de girassol, de milho, e outras variações que oferecem um sabor especial para as refeições. Porém, o problema do óleo vegetal não está nele fresco, mas nele depois de utilizado.

O óleo de cozinha usado

O óleo de fritura usado não é interessante de ser reaproveitado para outros pratos. Depois de fazer uma fritura o ainda que o oleo de cozinha esteja limpo, ou seja, sem ciscos, ele não é apropriado para consumo, porque o óleo de cozinha usado acumula gorduras saturadas que podem causar colesterol e ainda problemas digestivos, em especial para pessoas mais sensíveis a frituras e gorduras.

Nem sempre o óleo de cozinha usado fica com o odor do alimento que nele foi frito, nem mesmo muda de coloração, mas, ainda assim o ideal é descartar esse óleo usado, e para os próximos pratos utilizar óleo vegetal fresco. Porém, o que fazer com óleo de fritura usado? É simples: recicle!

Reaproveitando o oleo de cozinha usado

O oleo de cozinha não serve somente para preparar alimentos, ele também tem outras finalidades, e por isso, aproveitar o óleo de fritura usado é uma forma de evitar o desperdício e ainda proteger o meio ambiente.

Quando descartado na rede de esgoto ele se acumula nos encanamentos e ainda pode chegar a água dos rios, contaminando tanto a água como o solo, e pro isso reciclar é a melhor medida. Veja só o que se pode fazer com óleo usado:

- Produção de resinas para tintas

- Aditivo para a ração de animais

- Fabricação de Sabão

- Fabricação de detergente

- Produção de glicerina

- Produção de biodiesel

Por isso, não arrisque sua saúde nem agrida o meio, ambiente, guarde o oleo de cozinha usado e faça a entrega em postos de arrecadação, assim você cuida da sua família e ainda ajuda a preservar a natureza.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page