Não reutilize o óleo de cozinha, recicle!
- Leonardo Dias
- 13 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Um ingrediente que não pode faltar em nenhuma cozinha é o óleo vegetal, utilizado para frituras, para refogados, para untar utensílios, para conservas, entre outros mais. O óleo vegetal mais comumente usado na cozinha é o de soja, porém, ainda existem os óleos de canola, de girassol, de milho, e outras variações que oferecem um sabor especial para as refeições. Porém, o problema do óleo vegetal não está nele fresco, mas nele depois de utilizado.
O óleo de cozinha usado
O óleo de fritura usado não é interessante de ser reaproveitado para outros pratos. Depois de fazer uma fritura o ainda que o oleo de cozinha esteja limpo, ou seja, sem ciscos, ele não é apropriado para consumo, porque o óleo de cozinha usado acumula gorduras saturadas que podem causar colesterol e ainda problemas digestivos, em especial para pessoas mais sensíveis a frituras e gorduras.
Nem sempre o óleo de cozinha usado fica com o odor do alimento que nele foi frito, nem mesmo muda de coloração, mas, ainda assim o ideal é descartar esse óleo usado, e para os próximos pratos utilizar óleo vegetal fresco. Porém, o que fazer com óleo de fritura usado? É simples: recicle!
Reaproveitando o oleo de cozinha usado
O oleo de cozinha não serve somente para preparar alimentos, ele também tem outras finalidades, e por isso, aproveitar o óleo de fritura usado é uma forma de evitar o desperdício e ainda proteger o meio ambiente.
Quando descartado na rede de esgoto ele se acumula nos encanamentos e ainda pode chegar a água dos rios, contaminando tanto a água como o solo, e pro isso reciclar é a melhor medida. Veja só o que se pode fazer com óleo usado:
- Produção de resinas para tintas
- Aditivo para a ração de animais
- Fabricação de Sabão
- Fabricação de detergente
- Produção de glicerina
- Produção de biodiesel
Por isso, não arrisque sua saúde nem agrida o meio, ambiente, guarde o oleo de cozinha usado e faça a entrega em postos de arrecadação, assim você cuida da sua família e ainda ajuda a preservar a natureza.
Comments