top of page

Como armazenar óleo vegetal usado

Depois que descobriu-se a possibilidade de utilizar o oleo vegetal usado para fabricação de produtos como resinas para tintas, sabão, detergentes e até mesmo biodiesel, as cidades estão aderindo a esses programas e fazendo a coleta do óleo usado para que este possa ser destinado à fabricação desses produtos. Algumas cidades, como São Paulo, já possuem suas leis sobre o descarte de óleo, e proíbem o despejo do mesmo na rede de esgotos.

Porém, embora exista a preocupação em descartar o oleo vegetal adequadamente, nem todo mundo sabe como armazenar esse óleo para que ele possa ser destinado à reciclagem, e com isso, acaba fazendo o descarte indevido em pias e ralos. Mas, fazer a armazenagem do óleo é muito simples e qualquer pessoa pode fazer isso.

Armazenando o oleo vegetal usado

O óleo que utilizamos na cozinha para o preparo de alimentos é óleo de origem vegetal e este pode ser reciclado, mas para isso é preciso armazenar adequadamente o óleo para que esse possa ser destinado aos postos de coleta. Veja como fazer esse armazenamento com segurança:

1 – Depois de utilizar o óleo, espere que ele esfrie para manuseá-lo a fim de evitar acidentes.

2 – Se o óleo tiver muitos resíduos de alimentos, procure passá-lo numa peneira antes de estocar.

3 – Utilize garrafas pet lavadas para armazenar o oleo vegetal usado. Faça uso de um funil para conseguir colocar o óleo na garrafa sem derramá-lo.

4 – Feche muito bem a garrafa pet para que o óleo não vase. Certifique-se de que a garrafa não esteja comprometida com nenhum furo ou então algum corte.

5 – Armazene este óleo usado num local longe de crianças e de animais domésticos para evitar acidentes com eles.

6 – Tome cuidado com o local onde estoca as garrafas. Evite que estejam expostas ao calor mantendo-as em locais seguros, sempre distante de fontes de calor.

Quando completar a quantidade mínima de óleo coletada pelo posto da sua cidade, leve-o para lá e tenha certeza de que com sua atitude, para cada litro de óleo que armazenou, 1 milhão de litros de água potável deixaram de ser contaminados.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page